COSME E DAMIÃO/IBEJI

Estamos falando do único orixá permanentemente duplo. Ibeji, o orixá formado por duas crianças gêmeas, é regente da linha das crianças, governa tudo referente as crianças até sua adolescência, e tudo que se inicia, desde a nascente de um rio ou o germinar das plantas.

Na mitologia africana são filhos de Xangô e Iansã. Para os iorubas não existe maior riqueza que os filhos, pois garantem a continuidade. Agora ser abençoado por gêmeos, significa boa estrela, sorte e prosperidade.

A palavra Ibeji em ioruba significa "gêmeos, duplo", enquanto que a palavra erê significa "brincadeira, diversão". Não confundir com criança que em ioruba se diz "omodé'.

Na África os deuses gêmeos tinham nome, sendo eles Taiwó e Kahinde.

Os orixás crianças representam a força da magia e estão associados a tudo que é duplo. Inclusive a eterna dualidade do mundo como bem e mal, amor e guerra, material e espiritual, são muito bem representadas por eles.

Assim como crianças que são, sua energia representa a ingenuidade, leveza, espontaneidade, atividade e respeito aos mais velhos. É a energia da inocência.

Regem também todos os novos filhos das religiões de matriz africana, pois quando iniciamos somos "crianças" na religião. Para o Candomblé tem papel indispensável entre os iniciados, pois são eles os responsáveis pela comunicação dos orixás com o iaô.

Alguns pais e mães de santo mais antigos relatam que o zelador de santo deve cuidar muito bem de Exu e também de Ibeji. Este último para que não atrapalhe os rituais com suas brincadeiras infantis.

Muitas correntes do Candomblé consideram os erês como manifestações infantis dos outros orixás, sendo que neste caso os erês são servidos com seu orixá correspondente. Por este motivo muitos erês se identificam como folhinha, pedrinha, ondinha, pipoquinha, entre outros.

Na Umbanda sincretizamos Ibeji com os santos católicos gêmeos São Cosme e São Damião, e por este motivo cultuamos este orixá em 27 de setembro, dia do martírio dos santos.

Cosme e Damião eram médicos e cristãos que não curavam apenas pelo conhecimento medicinal, mas também por orações, e o mais importante, não cobravam nada por seus atendimentos.

A igreja mais antiga ainda em pé, construída no Brasil, foi erigida em homenagem aos santos gêmeos. Construída em Igarassu, Pernambuco, na segunda metade do século XVI (iniciou a construção em 1565). Igarassu faz pare da Região Metropolitana do Recife e dizem que em 1685, Recife e adjacências foi assolada por um grande surto de febre amarela, entretanto, Igarassu escapou milagrosamente ilesa e este milagre foi conferido à Cosme e Damião.

Por este motivo, na Umbanda, também recorremos a Cosme e Damião para assuntos de saúde.

Nas festividades deste orixá todos os terreiros, templos, tendas, roças ou barracões abrem suas portas para todas as crianças para serem abençoadas por Ibeji e para receberem os famosos "doces de Cosme e Damião". Na ocasião, normalmente a distribuição de doce é farta, podendo incluir brinquedos.

É no açúcar que reside o axé de Ibeji e é através do açúcar que erê, seu representante, distribui este axé.

Invocamos Ibeji/Cosme e Damião para cuidar de crianças em todas as situações, para a união de casais, em casos de acidentes domésticos, nos problemas de saúde, mas principalmente para trazer alegria, energia e paz no lar. Pedimos por eles também quando vamos iniciar qualquer coisa em nossas vidas. Não são poucos os que recorrem a eles por prosperidade.

Onde Ibeji está assentado a negatividade não encontra campo fértil, mas o amor, a alegria, a união e a paz sempre haverão de prosperar.

Características dos filhos de Ibeji

Os filhos de Ibeji tem naturalmente um comportamento infantil, jovial e inconsequente. Independente da idade que possuam, carregam eternamente dentro de si a criança interior.

São brincalhões, espertos, ativos, elétricos, às vezes um pouco chatos, resumindo, todo comportamento associável ao de uma criança.

São emocionalmente frágeis e muito dependentes nos relacionamentos amorosos, mas podem mostrar uma teimosia e obstinação muito intensas.

Podem revelar bruscas alterações de temperamento e humor. Tendem a adotar posturas simplistas frente a problemas complexos, principalmente no que tange ao emocional.

Magoam-se e decepcionam-se com facilidade, mas apresentam grande facilidade em deixar para trás essas tristezas.

O tempo não passa para eles, carregam por muito tempo o rosto de crianças, e assim como crianças, gostam de movimento, praticar esportes, eventos sociais e festas.

O amor para o homem de Ibeji só faz sentido se for alegre e bonito. Principalmente alegre, pois como possui bom astral não consegue ficar próximo de pessoas que não tenham esta qualidade. São brincalhões e adoram fazer surpresas, fazem de tudo para agradar sua companhia, em suma, é uma ótima companhia. A mulher que deseja conquistar um homem de Cosme e Damião deve fazer de tudo para estimular sua criatividade, ter paciência com sua fragilidade emocional e vencer a desconfiança, pois eles morrem de medo de se machucar. Entretanto o homem deste orixá é um dos poucos que pode trazer a felicidade e o equilíbrio para um relacionamento.

Já a filha de Cosme e Damião não tem problema em conquistar quem deseja, pois frequentemente é muito atraente fisicamente, despertando assim o desejo do sexo oposto. É naturalmente extrovertida, o que a coloca em constante evidência. Não tolera a rotina em nenhum aspecto e está sempre buscando novidades. É volúvel, sexualmente extremamente ativa e inovadora. Para conquista-la o homem tem que saber acompanha-la tanto sexual quanto mentalmente, nunca deixando a chama do relacionamento esmorecer.

Nem o filho e nem a filha de Ibeji são ciumentos ou possessivos.

Sincretismo: São Cosme e São Damião;

Data de culto: 27 de setembro;

Saudação: Oni Erê ou Oni Beijada (Hoje tem brincadeira ou salve os gêmeos);

Área de atuação: Crianças, saúde, alegria, tudo o que se inicia;

Elemento: Ar;

Chacra: Todos especialmente o laríngeo;

Metal: Estanho;

Astro regente: Mercúrio;

Nota musical: Dó;

Número: 2;

Dia da semana: Domingo;

Cor da guia: Azul claro e ou rosa;

Cor da vela: Azul claro e ou rosa;

Pedra: Quartzo rosa;

Bebida: Suco de frutas, água com açucar, refrigerantes;

Amalá: Doces de qualquer natureza;

Frutas: Goiaba, groselha, jabuticaba, amora, pitanga, morango;

Flores: Crisântemos, margaridas, rosa manquinha;

Algumas ervas: Manjericão, anis, alecrim, jasmim, rosa, chá, trevo, verbena, flhas de groselha, folhas de amoreira, capim limão, folhas de morango;

Local de oferta: Jardins, praias, parques e campos limpos;

Animais: Macaco;

Instrumentos: Brinquedos de qualquer natureza.

Umband'Boa.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora